CACR - Notícias
 
Sonhos desportivos
LISBOA, 29 de fevereiro de 2016 - A Fundação Benfica ofereceu aos jovens do CACR bilhetes para poderem assistir à partida, no Estádio da Luz, entre o Sport Lisboa e Benfica com a União da Madeira. Os jovens puderam assim concretizar um dos seus sonhos. Nas palavras de um dos jovens: "Amei muito, Obrigadíssimo!".

 

Ir para o início

 

Sessão de sensibilização sobre tráfico de seres humanos
LISBOA, 24 de fevereiro de 2016 - Os jovens que têm que fugir dos seus países são mais vulneráveis a redes de tráfico de seres humanos. Protegê-los é essencial. Nesse sentido, a APF veio ao CACR realizar uma sessão de sensibilização sobre o Tráfico de Seres Humanos.

 

Ir para o início

 

"Pátio das Cantigas" no Bairro
LISBOA, 13 de fevereiro de 2016 - No âmbito das atividades do Grupo Comunitário do Bairro do Armador, os jovens puderam assistir ao filme português "Pátio das Cantigas", no Edifício Lápis. Mesmo não conhecendo ainda bem a língua portuguesa, a linguagem utilizada ultrapassou essa barreira e a boa disposição esteve sempre presente.

A sessão de sensibilização da PSP, que se seguiu, sobre segurança rodoviária e burlas foi importante mas a grande animação foi quando jovens do bairro e ex-moradores mostraram o seu talento para a dança.

 

Ir para o início

 

Visita do Colégio Maria Pia
LISBOA, 14 de janeiro de 2016 - Uma turma do Centro de Educação e Desenvolvimento de D. Maria Pia, da Casa Pia de Lisboa, do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Restauração - variante Restaurante /Bar, vieram conhecer a nossa casa e os nossos jovens. Depois da troca de contatos, ficou a promessa de um encontro futuro, quem sabe para jogarem futebol, passearem ou simplesmente conviverem.

 

Ir para o início

 

Confraternização com alunos do Liceu Charles Lepierre
LISBOA, 20 de dezembro de 2015 - Um agradecimento muito especial ao Foyer Socio-Éducatif do Liceu Francês Charles Lepierre pela oferta de bilhetes de cinema aos Menores Não-Acompanhados alojados no nosso Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas (CACR) e à Professora Ana Lemos e alunos que proporcionaram uma agradável tarde de confraternização aos nossos jovens.

 

 

Gala "Oliver Twist"
LISBOA, 2 de dezembro de 2015 - Por iniciativa da Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, com o apoio de diversos parceiros e apresentação de Heitor Lourenço, realizou-se uma
gala que homenageou os diversos "Oliver" a precisar de alguns "Twists" na sua vida.
As receitas reverteram a favor do Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas (CACR) para que prossiga o seu trabalho na recuperação da infância, dignidade e segurança dos menores não acompanhados que pedem proteção a Portugal.
O musical foi certamente um momento enriquecedor de esperança. Nas palavras de um dos jovens acolhido no CACR e que assistiu à Gala: "Estou feliz!"
A todos os que colaboraram nesta iniciativa e, em particular, os professores e alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves o nosso apreço e desejo de cooperar no futuro, através do projeto PARTIS (caso este venha a ser aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian), ensinando a língua e cultura portuguesa através da arte.

 

 

O mega sorriso
Lisboa, 28 abril de 2015 - Um dos nossos jovens participou e conquistou a segunda classificação em duas provas desportivas: mega sprinter e mega salto.
Ficámos mega orgulhosos das suas medalhas e, naturalmente, do seu mega sorriso.

 



 
Cozinhar para a autonomia
Lisboa, 28 de abril de 2015 - Procuramos que cada dia no CACR seja um dia de preparação para a autonomia de cada jovem. Ser autónomo implica, entre muitas mais competências, já ser capaz de cozinhar. Hoje, a nossa Chef Lurdes deu mais uma aula de culinária a um dos jovens. Podemos garantir que os rissóis estavam uma verdadeira delícia.

 

Ir para o início


 
Temos talento por cá!
Lisboa, 25 e 26 abril de 2015 - O desporto anda em grande pelo CACR. Sábado um dos nossos jovens participou e venceu na Gala de Boxe, realizada na Venda Nova, após estar parado mais de um ano por lesão. Ah! Campeão!
Domingo outro jovem jogou basquetebol e a sua equipa, ACM, venceu por uns redondos 90-48. Este jovem vai longe!
Estivemos a torcer por eles. Este foi um daqueles fins de semana para recordar.

 

Ir para o início


 


Lisboa e a sua história
Lisboa, 17 de abril de 2015 - Para alguém se sentir parte de algo tem que, em primeiro lugar, a conhecer e compreender. Por essa razão, os jovens do CACR estão a descobrir esta cidade que os acolhe.
No passado dia 17, os jovens foram impressionados pelas as galerias romanas, com mais de 2.000 anos.

 

Ir para o início
 


Fundação ADFP visita Centros de Acolhimento do CPR
LISBOA, 8 de abril de 2015 - Elementos da Administração e equipa técnica da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, sediada em Miranda do Corvo, deslocaram-se hoje ao Parque da Bela Vista (Lisboa) e Bobadela para uma visita aos centros de acolhimento do CPR.
Durante a visita, foi dado a conhecer o funcionamento dos centros de acolhimento do CPR – Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas (CACR) e Centro de Acolhimento para Refugiados (CAR)- e os serviços disponibilizados aos requerentes e beneficiários de proteção internacional, ao nível do apoio social, jurídico, emprego e a formação em Português Língua Estrangeira.
Recebidos pela presidente do CPR, Teresa Tito de Morais, e pela directora do CAR, Isabel Sales, o encontro terminou com a visita ao Espaço A Criança, do CPR, na Bobadela.

 

Ir para o início


 


Piquenique no Parque da Bela Vista
Lisboa, 31 de março de 2015 - Como para se conhecer um país também é preciso conhecer os costumes e a gastronomia, fizemos um piquenique.
Aproveitámos o sol e munidos de sardinhas e pão demos a conhecer aos nossos jovens o que é uma sardinhada. Foi um sucesso!

 

Ir para o início




Pizza! Pizza!
LISBOA, 30 e 31 de março de 2015 - No topo da lista de receitas que os jovens, do CACR, declararam querer aprender a fazer estava a pizza. Graças aos grandes corações do proprietário da "La Focacceria Pugliese", Alfredo Giangaspero e do seu Chef Francesco D'Adatto, os jovens puderam visitar o espaço, aprender como fazer pizza e ainda comê-las. "Mamma mia che pizza!"

 

Ir para o início

 

 
De corpo e alma
LISBOA, 29 de março de 2015 - Durante a semana os jovens desfilaram no atendimento social a perguntar se podiam ir assistir ao jogo de Portugal - Sérvia. Tinham juntado dinheiro para poderem ir ao Estádio da Luz. Nenhum jovem conhecia Portugal antes de cá chegar mas já todos conheciam a seleção. Praticamente guardaram todo o seu dinheiro de bolso mensal para poder ver a seleção de Portugal. Tal era a vontade de verem alguns dos seus ídolos.
Graças à Federação Portuguesa de Futebol que nos ofereceu bilhetes, o sonho tornou-se realidade.
Vestidos a rigor, de maquilhagem na cara e até de unhas verde e vermelho, fizeram uma festa desde que saíram do CACR até que regressaram, gritando de corpo e alma: Portugal! Portugal!

 

Ir para o início

 

 
O uso de preservativos
LISBOA, 27 de março de 2015 - A APF- Associação para o Planeamento da Família, na pessoa da Dr.ª Sónia Lopes, veio conversar e demonstrar como se utilizam os preservativos aos jovens do CACR.

 

Ir para o início

 

 
Sessões sobre o procedimento de asilo
LISBOA, 26 de março de e 1 de abril de 2015 - À chegada a Portugal, as crianças e jovens não acompanhadas desconhecem o procedimento de asilo. Pedem proteção internacional mas o que vai acontecer a seguir e o que devem fazer é para elas desconhecido. Nesse sentido, a Inês Carreirinho, do grupo jurídico do CPR, dinamizou duas sessões para os clarificar.

 

Ir para o início

 

 


O Dia da Árvore chegou cedo ao CACR e foi uma animação
LISBOA, 20 de março de 2015 - Os jovens começaram o dia por limpar o jardim do nosso pátio, reutilizar caixas de ovos e garrafas e transformá-los em flores coloridas.
Pelo final da tarde, chegou a hora de lançarem as sementes à terra. Plantaram 3 árvores, salsa, coentros e abóboras.
Por fim, regaram-se as plantas e até alguns jovens...

 

Ir para o início

 

 


Visita de um grupo de magistrados ao CACR
LISBOA, 11 de março de 2015 - Um grupo de 40 auditores (20 futuros magistrados do Ministério Público e 20 magistrados judiciais), acompanhados por 3 docentes do Centro de Estudos Judiciários (C. E. J.), visitou hoje o CACR para conhecer a especificidade da sua atuação.
Após uma breve receção, a Presidente da Direção do CPR, Teresa Tito de Morais, guiou a visita às instalações e apresentou o CPR e as suas valências. Seguiu-se uma exposição sobre o quadro legal aplicável aos jovens acolhidos no CACR por parte de João Vasconcelos, jurista do CPR. Sobre o acolhimento no CACR, foi feita uma exposição pela Coordenadora do CPR para a Assistência Social a Menores, Dora Estoura.
Após um debate prolífero, a visita culminou com um pequeno lanche.

 

Ir para o início


 
Ida ao teatro “O Principezinho”
LISBOA, 3 de março de 2015 - Os residentes do CACR , integrando um grupo de 57 refugiados e requerentes de proteção, foram hoje ao teatro para assistir ao musical "O Principezinho", de Antoine Saint-Exupéry, encenado por Filipe La Féria.
Para uma grande parte dos participantes, foi a primeira vez que assistiram a uma peça de teatro - uma experiência contagiante proporcionada pela exuberância de La Féria - refletida em alguns comentários recolhidos nas aulas de português:
"Gostei muito de ver as crianças, também de conversar com elas e conhecer o nome de algumas crianças. Eu gostei dos actores da peça, a cena estava muito bonita com as lâmpadas de multicores. O Principezinho estava bem representado no teatro. Muito bonito."
"É a primeira vez que eu vejo um teatro musical, e gostei da história, da música, dos actores, das luzes e dos efeitos visuais. A história mistura o antigo e o moderno."
"A peça de teatro tem um ambiente giro e todas as pessoas são magníficas."
"Descobri muitas coisas novas."
"O Príncipe gosta muito de viajar e de conhecer muitas pessoas de diferentes galáxias. Tem confiança em todo o mundo e partilha a sua felicidade e tristeza com todas as pessoas."

 

Ir para o início
 


Visita do Colégio Cesário Verde ao CACR
LISBOA, 23 de janeiro de 2015 - O CACR recebeu hoje a visita do Colégio Cesário Verde. Duas professoras e oito alunos, do pré-escolar ao 3º ciclo conheceram o espaço e viajaram pelo mundo conhecendo os nossos jovens.
Dois dos jovens do Mali escreveram a história de como o seu país foi criado e, com a tradução feita pela Prof.ª Isabel Galvão, partilharam-na com os visitantes, tendo estes retribuído com a história da criação de Portugal.
A partilha e convívio continuou com música do Mali e do Gana, com uns docinhos da D. Lurdes e umas bolas ao cesto no nosso pátio.
Os nossos visitantes ofereceram-nos alimentos e jogos, palavras de encorajamento e a promessa de novos encontros.

 

Ir para o início
 


Visita do Atlético Clube de Moscavide ao CACR
LISBOA, 5 de janeiro de 2015 - O basquetebol veio ao CACR. Foi já nesta época desportiva que o Atlético Clube de Moscavide abriu as portas a três jovens do CACR. Em escalões diferentes, três dos nossos rapazes encontraram neste clube a possibilidade de praticarem basquetebol.
Dia 30 de dezembro foi a vez de retribuirmos e o CACR recebeu Adilson (um dos treinadores), alguns atletas e seus familiares.
Pudemos explicar a missão do CPR, como o Centro foi criado, o que é o asilo e o que significa para estes jovens poderem contar com a comunidade que os acolhe. No final o CPR ofereceu um lanchinho e o Atlético Clube de Moscavide três bolas de basquetebol.
A diversão foi contagiante e o desporto voltou a quebrar barreiras culturais e linguísticas.

 

Ir para o início
  
 
 
DIVERSOS PROJECTOS DO CPR SÃO FINANCIADOS PELO FUNDO ASILO, MIGRAÇÃO E INTEGRAÇÃO (FAMI)

 

De acordo com as últimas estatísticas, o número de migrantes forçados em todo o mundo ultrapassa os 65 milhões e não pára de aumentar. O número de pessoas que buscam protecão no nosso país é de cerca de 870 por ano ou 87 pessoas por cada milhão de habitantes, um número bastante inferior à média europeia (2600 pedidos por milhão de habitantes na UE-28, em 2015). Há mais de um quarto de século que o CPR, sempre em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), procura minimizar as consequências das deslocações forçadas, em particular das pessoas acolhidas em Portugal.