1st
CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA REFUGIADOS (CAR)
No âmbito do Programa RAME (Regime de Apoio à Criação e Beneficiação de Equipamentos Colectivos no Concelho de Loures) da Câmara Municipal de Loures, que disponibilizou o terreno, e com o apoio financeiro da Iniciativa Comunitária EQUAL, através do Projecto “Acolhimento e Integração de Requerentes de Asilo (2001/EQUAL/A2/RA/057) - Acção 2”, foi construído este equipamento social.
A função primordial do Centro, além de visar melhorar as condições de acolhimento e de integração de todos aqueles que escolhem Portugal como destino seguro, longe das perseguições e das constantes violações dos direitos fundamentais a que estão sujeitos no país de origem, é a de congregar uma série de actividades que permitam a informação, formação e organização dos tempos livres dos requerentes de asilo e refugiados, mas também um ponto de apoio e de divulgação da temática do asilo para a própria sociedade portuguesa em geral.
Um espaço aberto em que o diálogo seja fluído entre aqueles que necessitam de protecção do Estado Português e a própria sociedade de acolhimento. Uma contribuição positiva para o desenvolvimento do país numa perspectiva multi e intercultural. Esta é uma experiência única de integração de requerentes de asilo na União Europeia — integração através da inserção na comunidade local, criação de uma dinâmica intercultural através de convivência e desenvolvimento de actividades conjuntas, melhoria da imagem dos requerentes de asilo na sociedade de acolhimento, reforço dos laços comunitários e do sentimento de pertença a uma comunidade social coesa.
Ir para o início
Os equipamentos do CAR
Para receber com dignidade os requerentes de asilo no Centro de Acolhimento, eles têm à sua disposição num período transitório, entre a chegada e a integração no nosso país, alojamento, espaços de convívio e lazer, cozinha, banco de roupa usada, biblioteca e mediateca, ateliers, salas de formação e auditório.
Ir para o início
O CAR tem disponíveis para a comunidade local
  • Espaço infantil “A Criança”: Creche/Jardim de Infância
  • Quiosque Internet
  • Biblioteca e Mediateca
  • Auditório
  • Salas de formação
  • Ateliers
  • Lavandaria e Pequenos Arranjos
  • Polidesportivo descoberto
  • Ir para o início
Auditório e salas de formação
O Auditório Ângelo Vidal D’Almeida Ribeiro e as Salas de Formação estão disponíveis para aluguer. Óptimas condições para a realização de diversos eventos, conferências, cerimónias, acontecimentos públicos ou empresariais, espectáculos de dança e música e peças de teatro.
Ir para o início
Espaço infantil “A CRIANÇA”
A Creche/Jardim de Infância e os Ateliers de Tempos Livres (ATL), de utilização conjunta, desenvolvem um conjunto de actividades estruturadas, permitindo aos filhos dos requerentes de asilo e refugiados um maior convívio com as crianças da sociedade de acolhimento. O espaço promove uma educação multicultural e livre de preconceitos, uma educação para a cidadania multi e intercultural.
Ir para o início
Polidesportivo descoberto
O Polidesportivo descoberto está preparado para a prática do futebol de 5, basquetebol e andebol, entre as 10h00 e as 22h00, de Segunda a Domingo. É um espaço que pode ser alugado por qualquer pessoa ou grupo, facilitando assim a interacção entre os requerentes de asilo e a comunidade de acolhimento.
Ir para o início
 
Os equipamentos do CAR
Equipamentos disponíveis para a comunidade local
Auditório e salas de formação
Espaço infantil “A CRIANÇA”
Polidesportivo descoberto
Financiamento das Despesas de Funcionamento
Documentação
Horários de atendimento
Contato
 
 

"O Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, inaugurou hoje o novo centro de acolhimento para refugiados na Bobadela, no concelho de Loures, considerando-o 'um centro de excelência no domínio humanitário'"».

(LUSA, 30 de Outubro de 2006)

 

 

Sabia que...
Financiamento das Despesas de Funcionamento do CAR
O funcionamento do CAR é assegurado por um Acordo de Cooperação Atípico com o Instituto de Segurança Social, I.P. e pelo Fundo Europeu para os Refugiados (FER) - gerido pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna / Direcção de Serviços de Gestão de Fundos Comunitários e pelo Ministério da Administração Interna.
Ir para o início

Donativos
 Banco Alimentar
Contra a Fome
 Optocentro
 Pastelaria “Torp”
 Programa
Comunitário
de Ajuda Alimentar
a Carenciados
(PCAAC)
Pingo Doce
Financiamento das Despesas de Funcionamento do Espaço A Criança
O funcionamento do Espaço "A Criança" é assegurado por um Acordo de Cooperação Típico com o Instituto de Segurança Social, I.P. (para a valência Creche) e por um Acordo Tripartido com a Segurança Social e a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (para a valência Jardim-de-Infância).
Ir para o início
Consulte também:
Folhetos (PDF)
Outras links

 


Director do CAR:
Tito Matos
Tel: 21 994 87 12
Fax: 21 994 87 19
E-mail: tito.c.matos@cpr.pt

 


DIVERSOS PROJECTOS DO CPR SÃO FINANCIADOS PELO FUNDO ASILO, MIGRAÇÃO E INTEGRAÇÃO (FAMI)

 

De acordo com as últimas estatísticas, o número de migrantes forçados em todo o mundo ultrapassa os 65 milhões e não pára de aumentar. O número de pessoas que buscam protecão no nosso país é de cerca de 870 por ano ou 87 pessoas por cada milhão de habitantes, um número bastante inferior à média europeia (2600 pedidos por milhão de habitantes na UE-28, em 2015). Há mais de um quarto de século que o CPR, sempre em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), procura minimizar as consequências das deslocações forçadas, em particular das pessoas acolhidas em Portugal.